Mestrado

Curso de Mestrado


Mestrado profissional em Saúde da Família

A UFMS juntamente com a Fiocruz Mato Grosso do Sul construiu uma Apresentação de Proposta para Cursos Novos (APCN), que foi submetida ao MEC para a realização do Curso de Mestrado em Saúde da Família, sendo aprovado em abril de 2012. Este projeto surge como conquista resultante da pós-graduação lato sensu na área da Saúde da Família no Estado e compõe parceria com a UNA-SUS, do Ministério da Saúde.

Instituições Participantes:

  • Fiocruz Mato Grosso do Sul;
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul;
  • Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

O Curso de Mestrado possui 04 turmas, sendo 02 turmas já concluídas e 02 em andamento.

O curso tem como linha de pesquisa os Diagnósticos Locais e Atenção à Saúde da Família, com objetivo de proporcionar ferramentas analíticas para o diagnóstico de necessidades, demanda e utilização dos serviços de Atenção Básica; estudos sobre a resolubilidade de práticas de saúde; pesquisas descritivas e analíticas da multicausalidade do processo saúde-doença. Inclui também o conjunto de conhecimentos envolvidos na formulação e reorganização dos modelos, tecnologias e práticas de atenção à saúde, no âmbito da Atenção Básica, com foco na Estratégia Saúde da Família.

Os editais de seleção para novas turmas são publicadas no segundo semestre de cada ano no site https://ppgsaudedafamilia.ufms.br/