Iniciação Científica

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBITI/CNPq).
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq) tem como objetivos: Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação (bolsistas) nas atividades científica, tecnológica, profissional, artística e cultural; e com isso, proporcionar aos bolsistas, orientados por pesquisadores qualificados, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, além de estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Enquanto o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBITI/CNPq) tem como objetivos: Contribuir para a formação e inserção de recursos humanos em atividades de pesquisa para fins de desenvolvimento tecnológico e inovação.
Desde 2014, ano em que foram feitas as primeiras solicitações de bolsa de Iniciação Científica por pesquisadores da Fiocruz MS e consequentemente levou ao estabelecimento de uma coordenação (PIBIC e PIBIT) local, até o ano de 2019, quinze estudantes de graduação de diferentes instituições já foram contemplados com bolsas para atuarem em projetos de iniciação científica ou de iniciação tecnológica coordenados por servidores da Fiocruz MS.
A adesão de pesquisadores e, consequentemente, de estudantes vem crescendo a cada ano, conforme pode ser percebido nas edições da RAIC/Fiocruz (Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz) que ocorre, anualmente, com apresentação de trabalhos de bolsistas em sessões de comunicação oral ou pôster, avaliados por Comissões de pesquisadores, como um dos critérios para renovação das bolsas vigentes.

Coordenação PIBIC e PIBITI / Fiocruz MS
Os programas de iniciação,  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBITI/CNPq) da Fiocruz MS, atualmente são coordenados pelo pesquisador Dr. Eduardo de Castro Ferreira.


Como ingressar:
O processo de seleção de bolsistas ocorre no primeiro semestre de cada ano, sendo finalizado no mês de julho e as bolsas implementadas em agosto.
A regulamentação do processo encontra-se em edital (ainda não disponível).


Vagas:
A concessão das bolsas está condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq.


Requisitos necessários para candidatura:
Estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição de ensino superior pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação.
Possuir orientador com vínculo comprovado com a Fiocruz em regime de tempo integral (40 horas).

 

O PIBIC e o PIBITI tem o apoio e a parceria do CNPq.

 

RAIC 2016
RAIC 2016

 

RAIC 2017
RAIC 2017

 

RAIC 2018
RAIC 2018

 

RAIC 2019
RAIC 2019