XV Simpósio Internacional sobre HTLV

01 de Março de 2023

Simpósio Imagem

O XV Simpósio Internacional sobre HTLV no Brasil foi realizado entre os dias 08 a 10 de novembro de 2022, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMS e pela Fiocruz-Mato Grosso do Sul, por meio do Mestrado Profissional em Saúde da Família, fomentou importantes discussões, divulgou os principais avanços, e conquistas direcionadas ao enfrentamento da infecção pelo HTLV no Brasil e no mundo.

Com a temática “HTLV: Quebrando barreiras e construindo pontes” (HTLV: Breaking Barriers, Building Brigdes), contou com a participação de 55 palestrantes, sendo 13 estrangeiros (Peru, Bélgica, Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Líbano e Japão) e 41 brasileiros de 8 diferentes estados da Federação e Distrito Federal. As palestras foram ministradas durante os três dias do Simpósio, sendo abordadas as seguintes áreas: Epidemiologia e vigilância; diagnóstico e prevenção; HTLV em populações indígenas; aspectos clínicos, tratamento e biomarcadores da HAM; doenças inflamatórias; ciência básica; aspectos clínicos e tratamento da ATL; intervenções não medicamentosas; coinfecções; ações estratégicas e planejamento.

A cerimônia de abertura contou com as presenças da Presidente do Simpósio Dra. Ana Rita Coimbra Motta Castro, do Presidente de Honra, Dr. Jorge Casseb, Dra. Fabíola Martin Presidente da Associação Internacional de Retrovirologia (IRVA), Dra. Angélica Miranda Coordenadora-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis do DCCI/Ministério da Saúde, Leandro Sereno Consultor Nacional da OPAS, Dra. Camila Celeste Ítavo, vice-reitora da UFMS, Dra. Jislaine Guilhermino, diretora da Fiocruz-MS, Dr. Márcio de Araújo Pereira, Diretor-Presidente da FUNDECT-MS, Dra. Christinne Maymone, Secretária Adjunta da SES e Dra. Veruska Lahdo, Superintendente de Vigilância em Saúde da SESAU-MS, Dr. Luiz Demarchi, Diretor-Geral do LACEN-MS, e Dr. James Venturini, Coordenador do PPGDIP-FAMED/UFMS.

Simpósio Imagem

O Simpósio recebeu o apoio oficial da OPAS, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Sexualmente Transmissíveis (DCCI), que participou ativamente das discussões e mesas-redondas, assim como representantes do canal no Youtube HTLV Channel e de pessoas vivendo com HTLV (PLHTLV) como a organização HTLVida. Recebeu também apoio de sociedades científicas (Sociedade Brasileira de Virologia, Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul e Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia), apoios institucionais (IPTSP-UFG, UCDB, IPED-APAE, SES, SESAU, CAPES e FUNDECT). 

Com a participação de 280 pessoas inscritas, o evento teve grande repercussão entre os profissionais da saúde, gestores, pessoas vivendo com HTLV (PVHTLV), pesquisadores, membros da sociedade civil, estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, além das mídias locais e redes sociais (instagram @simposiohtlv2022).

O evento recebeu 50 trabalhos científicos de excelente qualidade acadêmica que foram apresentados na forma de ê-poster. Os melhores trabalhos foram apresentados de forma oral e concorreram aos prêmios “Angela Manns”, “Carlos Maurício Castro Costa” e “Márcia Maria Ferrairo Janini Dal Fabbro”.  O prêmio “Márcia Maria Ferrairo Janini Dal Fabbro” instituído pela primeira vez neste evento, homenageia a pesquisadora pioneira na implantação da triagem pré-natal da infecção pelo HTLV para as gestantes e recém-nascidos no Mato Grosso do Sul em 2002. 

O dia 10 de novembro, considerado o dia Mundial de Combate ao HTLV foi comemorado no último dia do evento com intuito de divulgar as conquistas dos últimos anos, aumentar a visibilidade desta infecção e propor ações futuras que subsidiarão as políticas públicas do Ministério da Saúde para o enfrentamento do HTLV.