Fiocruz Mato Grosso do Sul e Ministério da Saúde pesquisam como população de território de Campo Grande-MS se previne da COVID-19.

03 de Fevereiro de 2023

O resultado da pesquisa – que visa perceber as ações de prevenção à Sars-CoV-2 foi divulgada neste sábado (23), durante encontro no Hotel Vale Verde, que contou com a presença da secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, a Superintendente de Vigilância da Sesau Veruska, a coordenadora de Educação da Fiocruz Débora Dupas e a Gerente da Unidade de saúde e uma das médicas da Equipe de saúde da Familia. Ao todo, foram envolvidos na pesquisa, 24 profissionais de saúde, alunos do curso de Especialização em Epidemiologia aplicada aos Serviços do SUS – EPISUS Intermediário. Os alunos são residentes de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Ponta Porã.

A pesquisa realizada intitulada “Conhecimentos, atitudes e práticas da população sobre as medidas preventivas da COVID-19 no segundo ano da pandemia no Brasil”, tem por objetivo descrever a percepção dessa população sobre o que se conhece, acredita e se faz para prevenir a COVID-19 e com isso, busca aprimorar as ações de comunicação e educação em saúde promovidas pelo setor saúde e subsidiar um planejamento de ações mais direcionadas e efetivas para a prevenção da COVID-19 nas comunidades.

Trata-se de uma pesquisa aplicada na área de abrangência do distrito sanitário Imbirussu, no município de Campo Grande – MS, através de um questionário com perguntas relacionadas a conhecimentos, atitudes e práticas (CAP). Esse tipo de estudo parte do princípio de que o nível do entendimento da população sobre as questões de saúde é muito heterogêneo e de que os aspectos culturais, socioeconômicos, demográficos, entre outros, podem exercer influência significativa na compreensão da população sobre determinadas práticas preventivas em saúde.

A população convidada a participar da pesquisa, eram maiores de 17 anos e residentes no território pré-definido. Aos que aceitaram participar, foi apresentado o “Termo de consentimento livre e esclarecido – TCLE” em que descreve a pesquisa e seus objetivos, assim como assegura o sigilo e privacidade do participante. Mediante concordância e assinatura do mesmo, aplicou-se o instrumento de pesquisa.

No total, foram entrevistadas entre os dias 19 e 20 de outubro de 2021, 362 pessoas. Essas, classificadas como: adultos jovens de 18 a 30 anos: 46 (12,71%), adultos de 31 a 59 anos: 184 (50,83%) e idosos acima de 60 anos: 132 (36,46%). Em relação ao sexo, foram entrevistados 124 (34,25%) pessoas do sexo masculino e 238 (65,75%) do sexo feminino. A análise dos dados levantados está sendo realizada pela equipe de pesquisa e foram divulgados no dia 23/10/2021 em cerimônia de apresentação dos resultados preliminares aos gestores de saúde.