Fiocruz Mato Grosso do Sul fortalece vigilância genômica de patógenos

05 de Julho de 2023

Em um avanço significativo no campo da biologia molecular e sequenciamento, a Fiocruz Mato Grosso do Sul instalou recentemente uma plataforma de última geração na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). O principal objetivo dessa iniciativa é contribuir para o estudo das características genéticas de patógenos que circulam no estado e que podem eventualmente afetar a saúde de seres humanos e animais.

Como parte integrante da Rede Genômica da Fiocruz, a Fiocruz MS tem desempenhado um papel ativo na vigilância genômica do vírus SARS-CoV-2. A instituição tem sido fundamental no monitoramento e análise do perfil genético do vírus para compreender seu comportamento e rastrear possíveis mutações ou variantes.

As atividades de sequenciamento são realizadas por uma equipe de pesquisadores e bolsistas treinados dedicados a esse propósito. A equipe é composta por renomados especialistas, como a Dra. Zoraida Fernandez Grillo, coordenadora da plataforma, o Dr. Daniel Máximo Alcântara, biólogo, o Dr. Jaire Marinho, também biólogo, MSc. Camila Maria dos Santos, médica veterinária, e Camila Aoyama, enfermeira.

Com a nova plataforma em funcionamento, a Fiocruz MS está equipada com capacidades tecnológicas avançadas para aprimorar suas pesquisas e análises no campo da biologia molecular. Esse avanço fortalece a capacidade da instituição de monitorar e compreender os perfis genéticos dos patógenos prevalentes no estado, garantindo medidas eficazes e oportunas para a proteção da saúde pública.

Ao investir em infraestrutura de ponta e reunir uma equipe competente, a Fiocruz MS está contribuindo ativamente para o campo mais amplo da genômica e fortalecendo a capacidade de combater doenças infecciosas. Os esforços desses profissionais dedicados são essenciais para o avanço do conhecimento científico, orientação das estratégias de saúde pública e proteção do bem-estar da comunidade.