Corumbá estuda adoção do SISS-Geo para fortalecer a conservação da biodiversidade

28 de Julho de 2025
1

 

O município de Corumbá poderá ser o próximo a integrar o Sistema de Informação em Saúde Silvestre – Geo (SISS-Geo), ferramenta de ciência cidadã desenvolvida com o apoio da Fiocruz para monitoramento participativo de doenças e conservação da biodiversidade. A possibilidade foi discutida durante reunião realizada no dia 23 de julho com o prefeito Dr. Gabriel Oliveira e a pesquisadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Alexsandra Favacho.

O encontro também reuniu representantes da Embrapa Pantanal, da Vigilância em Saúde do município e estudantes da Fundação Oswaldo Cruz. A proposta é ampliar a capacidade local de resposta a eventos críticos como epizootias, incêndios florestais e outras ameaças à saúde única, por meio da adesão ao sistema.

Desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e conectado à rede do SUS, o SISS-Geo permite que qualquer cidadão registre, via celular ou web, informações sobre animais silvestres – vivos, mortos ou doentes – incluindo imagens, geolocalização e dados ambientais. Após validação de especialistas, esses registros geram alertas que podem orientar ações imediatas de vigilância e prevenção, como campanhas contra a febre amarela.

“O sistema é uma ferramenta importante para fortalecer a vigilância e respaldar políticas públicas integradas entre saúde humana, animal e ambiental”, afirmou o prefeito Dr. Gabriel.

Desde sua criação, em 2014, o SISS-Geo já contabiliza mais de 43 mil registros em todo o país, mobilizando cerca de 15 mil colaboradores e mais de 460 instituições. A adesão por Corumbá poderá ampliar o uso de dados abertos e em tempo real, conectando as informações municipais às redes estaduais e federais de saúde e meio ambiente.

Além da pesquisadora Alexsandra Favacho, participaram da reunião as pesquisadoras Aiesca Pellegrin e Raquel Juliano (Embrapa), a estudante de iniciação científica Julia Favacho (Fiocruz/MS), Patrícia Daga, superintendente de Atenção à Saúde de Corumbá, e Walkiria Arruda da Silva, gerente de Vigilância em Saúde do município.

O SISS-Geo é mais uma iniciativa da Fiocruz que promove inovação em saúde pública e cidadania ambiental, ao integrar tecnologia, ciência e participação social.