Fiocruz Mato Grosso do Sul integra a segunda turma do Programa VigiFronteiras-Brasil

28 de Julho de 2025

 

1

 

Estão abertas, de 1º de agosto a 19 de setembro de 2025, as inscrições para o processo seletivo da segunda turma do Programa Educacional em Vigilância em Saúde nas Fronteiras (VigiFronteiras-Brasil). A iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é realizada em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS) e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

 

O programa é voltado a profissionais brasileiros e estrangeiros que atuam na gestão, assistência e avaliação de serviços de vigilância em saúde, especialmente em doenças transmissíveis e nas regiões de fronteira do Brasil com países da América do Sul. Nesta edição, a Fiocruz Mato Grosso do Sul (Fiocruz MS) participa como um dos polos para encontros presenciais e integra o consórcio do mestrado acadêmico e profissional por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Única (PPGSU).

 

Objetivo e público

O VigiFronteiras-Brasil busca formar mestres e doutores para fortalecer as ações e serviços de vigilância em saúde nas regiões de fronteira do Brasil e em países vizinhos, como Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela e Guiana Francesa.

Os editais podem ser consultados em www.campusvirtual.fiocruz.br e formacaovigisaude.fiocruz.br. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site Acesso Fiocruz.

 

Vagas e formato

O processo seletivo oferece 75 vagas, sendo 40 para mestrado acadêmico e profissional e 35 para doutorado acadêmico e profissional.
As atividades serão realizadas em formato híbrido, com encontros on-line e presenciais. No caso do mestrado, os polos presenciais incluem Manaus-AM, Tabatinga-AM, Porto Velho-RO e Campo Grande-MS. Para o doutorado, haverá atividades presenciais em Campo Grande-MS, Manaus-AM, Porto Velho-RO, Recife-PE, Belo Horizonte-MG e Rio de Janeiro-RJ.

 

As aulas estão previstas para começar em janeiro de 2026. A duração mínima do mestrado é de 12 meses e máxima de 24 meses. Para o doutorado, o período varia de 24 a 48 meses.

 

Ações afirmativas

Do total de vagas, 55% são destinadas a ações afirmativas: 30% para pessoas negras (pretas ou pardas), 10% para pessoas com deficiência (PcD), 5% para pessoas indígenas, 5% para pessoas quilombolas e 5% para pessoas trans (travestis ou transexuais). As demais vagas são de ampla concorrência.

 

Novidades da segunda turma

Entre as mudanças em relação à primeira edição, destacam-se a inclusão de mestrado e doutorado profissional e a ampliação do número de polos para atividades presenciais.
Além do PPGSU/Fiocruz MS, passaram a integrar o consórcio de mestrado o Programa de Pós-Graduação em Vigilância e Controle de Vetores (PPGVCV) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). No doutorado, houve a inclusão de programas da Fiocruz Amazônia, Pernambuco e Minas Gerais.

 

Serviço

O quê: Processo seletivo da 2ª turma do Programa Educacional em Vigilância em Saúde nas Fronteiras (VigiFronteiras-Brasil)
Inscrições: 1º de agosto a 19 de setembro de 2025
Onde: https://acesso.fiocruz.br
Vagas: 75 (40 para mestrado e 35 para doutorado)
Editais: www.campusvirtual.fiocruz.br e formacaovigisaude.fiocruz.br
Contato para dúvidas: selecao.vigifronteiras@fiocruz.br