Fiocruz Mato Grosso do Sul participa do Seminário de Saúde Indígena em Cuiabá

31 de Março de 2025

A Fiocruz Mato Grosso do Sul está presente na terceira etapa do Seminário Saúde Indígena – Um SasiSUS para o Bem-viver, que começou nesta segunda-feira (4/11) em Cuiabá, Mato Grosso. O evento reúne profissionais da saúde, lideranças indígenas, organizações parceiras e usuários do Sistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) para debater o aprimoramento da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI). Representando a Fiocruz MS, a antropóloga e pesquisadora em saúde pública Raquel Scopel participa do encontro, contribuindo para as discussões sobre a saúde dos povos indígenas.

Durante os quatro dias de seminário, os participantes dos seis Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) da região Centro-Oeste, junto a especialistas como Scopel, abordam temas relevantes para a comunidade indígena, buscando aprimorar políticas públicas que influenciam diretamente suas condições de vida e saúde. Raquel Scopel ressalta o papel da Fiocruz no evento, afirmando que a instituição busca fortalecer a pesquisa e o apoio à saúde entre os povos indígenas.

A abertura do seminário contou com a participação de Lucinha Tremembé, Secretária Adjunta da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), e Ceiça Pitaguary, Secretária de Gestão Ambiental e Territórios Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, que destacaram a importância de uma participação ativa dos povos indígenas na construção das políticas de saúde.

O evento segue até quinta-feira (7/11) com uma programação que inclui debates, mesas redondas e troca de experiências entre lideranças e profissionais. As discussões visam formular propostas para fortalecer o SasiSUS e avançar na promoção de uma saúde indígena que atenda de forma equânime às necessidades dessas comunidades.