UNA-SUS e Fiocruz Mato Grosso do Sul lançam curso sobre Monkeypox

O objetivo é capacitar profissionais de saúde e demais interessados sobre a doença, proporcionando conhecimento atualizado e estratégias para o seu diagnóstico, tratamento e prevenção.
15 de Junho de 2023

A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Mato Grosso do Sul, lançam o curso online Monkeypox: uma abordagem geral para profissionais de saúde. A iniciativa procura capacitar profissionais de saúde e demais interessados sobre essa doença reemergente, proporcionando conhecimento atualizado e estratégias para o seu diagnóstico, tratamento e prevenção.

Profissionais de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até 1 de dezembro, pelo link.

 

Divulgação Mpox - UNA-SUS

 

O Monkeypox é uma enfermidade viral semelhante à varíola, que tem como hospedeiros animais, como macacos, e ocasionalmente pode ser transmitida aos seres humanos. Embora seja considerada uma doença rara, a incidência de casos aumenta em algumas regiões, tornando-se uma preocupação para os sistemas de saúde no mundo. Diante desse cenário, o curso surge como uma importante ferramenta para preparar os profissionais e a população em geral para lidar com essa ameaça que já está circulando no Brasil.

Com carga horária de 45 horas, a capacitação abordará diversos aspectos relacionados ao Monkeypox, incluindo sua epidemiologia, manifestações clínicas, métodos de diagnóstico, tratamento e medidas de prevenção. Serão utilizadas metodologias inovadoras de ensino à distância, combinando materiais didáticos interativos, vídeos explicativos e casos clínicos.

A parceria entre a UNA-SUS e a Fiocruz Mato Grosso do Sul é fundamental para a qualidade e abrangência do curso. A UNA-SUS, por meio de sua expertise em educação à distância na área da saúde, traz sua experiência e estrutura tecnológica para a produção e disponibilização do conteúdo. Já a Fiocruz Mato Grosso do Sul contribui com sua vasta experiência em pesquisa e desenvolvimento de estratégias de controle de doenças, fornecendo informações atualizadas e embasadas cientificamente.

Segundo a bióloga Ana Paula Marques, professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, uma das coordenadoras para produção e autora do curso, "essa é uma oportunidade ímpar para disseminar conhecimentos sobre essa doença reemergente, e contribuir para a preparação dos profissionais de saúde. A capacitação oferece informações de qualidade, atualizadas e baseadas em evidências científicas, para que todos possam atuar eficientemente no combate ao Monkeypox".

O curso é gratuito e está disponível na plataforma virtual da UNA-SUS. Com a oferta desse curso, a UNA-SUS e a Fiocruz Mato Grosso do Sul reafirmam seu compromisso com a educação em saúde e com a melhoria da capacidade de resposta dos profissionais e do sistema de saúde diante de desafios reemergentes. “O conhecimento é a melhor arma para enfrentar as ameaças à saúde e todos devem estar empenhados em fornecer as ferramentas necessárias para fortalecer o sistema de saúde brasileiro”, conclui a professora.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/.

 

Texto: Thayssa Maluff de Mello