FIOCRUZ MS divulga relatório parcial da pesquisa sobre o impacto da pandemia da COVID-19 e lança Cartilha para os trabalhadores da saúde do estado de MS

05 de Junho de 2023

Estudo em andamento da Fundação Oswaldo Cruz de Mato Grosso do Sul (Fiocruz MS) que objetiva avaliar o impacto do transtorno mental no trabalho e nos trabalhadores da saúde na pandemia do novo coronavírus já identificou que sintomas como ansiedade, depressão e estresse estiveram presentes entre os 518 participantes, em algum momento durante a pandemia.

Relatório Fiocruz

A pesquisa é conduzida por pesquisadores da Fiocruz de MS e Fiocruz Brasília, em parceria com pesquisadores da Escola de Saúde Pública do estado de Mato Grosso do Sul (ESP-MS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Com os dados pôde-se traçar o perfil dos profissionais que apresentaram sintomas de depressão, ansiedade e ou estresse. A maioria deles é do sexo feminino, com idade entre 30 e 39 anos, que trabalham no primeiro atendimento as pessoas da comunidade e não se sentem seguros com as ações implementada pelo poder público de enfrentamento ao coronavírus na pandemia.

A pesquisadora e Coordenadora da área de Educação da Fiocruz do Mato Grosso do Sul, Debora Dupas afirma que “a pesquisa tem por objetivo reconhecer a influência da pandemia na saúde mental desses profissionais, assim é possível identificar e monitorar os grupos com maior probabilidade de desenvolver sofrimento mental, para que intervenções psicossociais sejam oportunizadas em tempo hábil.”, finaliza.

Para o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem Sebastião Junior Henrique Duarte essa pesquisa é de suma importância já que os resultados podem subsidiar políticas que possam atender esse segmento.

A fim de apoiar e dar suporte à saúde mental dos trabalhadores da saúde, o grupo de pesquisadores mapeou os serviços de atendimento psicológico no Estado, por entender que tão importante quanto identificar a necessidade de ajuda é conseguir acessá-la.

Por isso, a cartilha CUIDANDO-SE: CARTILHA DOS SERVIÇOS PSICOLÓGICOS OFERTADOS AOS TRABALHADORES DA SAÚDE DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, que será lançada no dia 17.09.21, às 10h (horário de Brasília), se propõe a facilitar a busca dos trabalhadores da saúde por ajuda.

Para acessar o relatório parcial descritivo da pesquisa clique aqui.

Para acessar a Cartilha, clique aqui.

Para assistir a gravação do evento do lançamento da Cartilha, acesse: https://youtu.be/8HzIG_u6aPk