I WORKSHOP - Parceria PDeI Ficoruz-MS e Corumbá

28 de Março de 2024

A cidade de Corumbá foi palco do I Workshop - Parceria PD&I Ficoruz-MS e Corumbá, realizado em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz de Mato Grosso do Sul (Fiocruz-MS), que trouxe uma gama diversificada de especialistas renomados em diversas áreas da saúde.

 

Sob a supervisão da secretária adjunta de saúde do município de Corumbá, Mariluce Leão, o workshop teve como foco principal a proposta de Vigilância de patógenos em reservatórios, vetores e humanos no contexto de saúde única, uma abordagem integral e holística da saúde que visa integrar a saúde humana, animal e ambiental.

 

Dentre os destaques das apresentações, a Dra. Zoraida Fernandez Grillo, da Fiocruz Mato Grosso do Sul e organizadora do evento, apresentou uma visão abrangente sobre a vigilância epidemiológica dos vírus respiratórios e arbovírus, destacando a importância da detecção precoce e da implementação de medidas de controle eficazes.

 

O Dr. Eduardo de Castro Ferreira abordou a elaboração de projetos de pesquisa sobre Leishmanioses à luz da Saúde Única, enquanto a Dra. Glaucia Elisete Barbosa Marcon discutiu a vigilância da doença de Chagas, trazendo insights para o enfrentamento dessa doença negligenciada.

 

Outros temas de grande relevância foram explorados durante o evento, como a pesquisa em vigilância na Atenção Básica da Saúde, trazida pela Dra. Andrea Sobral de Almeida, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz Rio de Janeiro.

 

Além disso, questões fundamentais como cuidados paliativos na Estratégia Saúde da Família, dialogando sobre educação permanente em Corumbá e o mapeamento de necessidades e interesses de pesquisa colaborativa em saúde junto ao Povo Indígena Guató em Corumbá foram abordadas por especialistas como o Dr. Antonio Flavio Ferraz, Dra. Sandra Maria Leone de Oliveira e Dr. Andrey Moreira Cardoso, respectivamente.

 

O uso de geoprocessamento em pesquisa sobre vetores e doenças também foi enfatizado durante o evento, com a apresentação do Dr. Reinaldo Souza dos Santos, trazendo uma abordagem inovadora e tecnológica para a vigilância e controle de doenças.

 

O I Workshop - Parceria PD&I Ficoruz-MS e Corumbá fortalece parcerias e o estabelecimento de redes de colaboração entre instituições de pesquisa e a comunidade local para a melhoria da qualidade de vida de sua população.