Fiocruz Mato Grosso do Sul lança duas coletâneas de trabalhos de conclusão de Curso e Cursos Autoinstrucionais do Vigiepidemia

29 de Agosto de 2024

Em 2020, a pandemia da COVID-19 resultou em inúmeras vidas perdidas e demandou respostas ágeis para enfrentar desafios educacionais. Nesse contexto, surgiu o Vigiepidemia, um programa educacional online desenvolvido pela Fiocruz Mato Grosso do Sul, UNA-SUS e Ministério da Saúde. O programa visa qualificar trabalhadores do SUS em vigilância e cuidado em saúde, abrangendo a COVID-19 e outras doenças virais. Foram produzidos quatro cursos autoinstrucionais e dois módulos com tutoria para integralização da especialização, com mais de 128.063 trabalhadores matriculados e 1000 estudantes na especialização.

O curso de especialização do Vigiepidemia promoveu o uso de evidências científicas nos serviços de saúde e contribuiu significativamente para a qualificação da força de trabalho. As duas coletâneas lançadas hoje reúnem os Trabalhos de Conclusão de Curso da especialização, destacando o impacto do programa na preparação para futuras emergências em saúde pública.


Coletânea de Respostas Rápidas -Turma 1:

https://sites.bvsalud.org/pie/pt/biblio/resource/?id=biblioref.referencesource.1555045


Coletânea de Respostas Rápidas -Turma 2:

https://sites.bvsalud.org/pie/pt/biblio/resource/?id=biblioref.referencesource.1555046

 

Além disso, estão disponíveis quatro novos cursos autoinstrucionais oferecidos pelo programa Vigiepidemia. Esses cursos, que permitem aos participantes estudar conforme sua disponibilidade de tempo, abrangem os seguintes temas:

  1. Enfrentamento das Arboviroses
  2. Plano de Contingência: Dimensões para Operacionalização
  3. Fundamentos e Tecnologias para o Enfrentamento da COVID-19 e Outras Doenças Virais
  4. Enfrentamento da COVID-19 e Demais Doenças Virais

O Vigiepidemia é gratuito, de âmbito nacional e pode ser acessado por meio do portal UNA-SUS. A oferta dos quatro cursos autoinstrucionais iniciou em 06 de junho, e se estenderá até 30 de dezembro de 2024, na plataforma UNA-SUS.